
No Québec o mês de junho é marcado pela Festa Nacional, comemorada todos os anos no dia 24. É um feriado em toda a província do Québec, mas não no resto do Canadá. Neste dia especial, os quebequenses se reúnem para celebrar sua cultura e a história. Festas de bairros são organizadas com fogos de artifício, shows de música, grandes fogueiras e, as vezes desfiles comemorativos. Porém, as grandes festas acontecem todos anos nos Plaines d’Abraham na cidade do Québec e no parque Maisonneuve, em Montreal, com enormes shows que são transmitidos ao vivo na televisão.
Mas de onde vem a ideia de celebrar o Québec no mesmo dia que a São João Batista?
As origens da festa de São João Batista são, na verdade, bem antigas. Os Gauleses (ancestrais dos franceses) comemoravam o começo do verão com grandes festas onde a acendiam fogueiras em honra ao sol e da regeneração da natureza. Esta festa pagã foi cristianizada no século IV e depois importada na América do Norte pelos colonos franceses. Mas não foi antes do ano 1834 que a São João Batista tornou-se a festa dos canadenses de origem francesa, no âmbito da iniciativa dos Patriotes, um movimento político popular dessa época que defendeu a união dos canadenses franceses. O primeiro banquete da São João Batista foi organizado em Montreal. Outras cidades e aldeias começaram a seguir este exemplo e desde então a festa de São João Batista é celebrada todos anos em toda a província. Porém, só no ano de 1925 o governo do Québec fez do dia 24 de junho um feriado público oficial.
Em 1977, a festa de São João Batista é proclamada Festa Nacional do povo quebequense – de todos os quebequenses, independentemente das suas origens étnicas e religiosas. Mas a festa de São João Batista não é só celebrada no Québec, é celebrada também na maioria das comunidades francesas do resto do Canadá como em Acadie e em Ontario.
Hoje, a Festa Nacional do Québec é uma festa muito popular. Um dia onde o povo quebequense celebra sua vitalidade e sua riqueza cultural. Agora, a Festa Nacional do Québec é composta por mais de 1050 shows, 360 fogueiras e 100 desfiles nas ruas da bela província.
Você sabia?
A música de Gilles Vigneault intitulada Gens du Pays é cantada todos anos nas Plaines d’Abraham durante as celebrações da Festa Nacional do Québec. Esta música é considerada por várias pessoas como o hino nacional do povo quebequense.